Paulistano, protestante, palmeirense fanático, apaixonado por esporte e história. Vem comigo.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A TRAGÉDIA QUE COMPLETA 25 ANOS E QUE MUDOU O FUTEBOL INGLÊS...

Era um sábado a tarde do dia 15 de abril de 1989, na cidade de Sheffield. Precisamente em um lugar que ficaria marcado para o resto da história mundial, e para um marco do futebol inglês, um estádio por nome de Hillsborough.
Naquela tarde, Liverpool e Nottingham Forest se enfrentariam por uma partida das semi-finais da Taça da Inglaterra. Tinha tudo para ser uma partida, que ficaria marcada somente pelo futebol apresentando dentro de campo, porém não foi.
A começar pela escolha do estádio. Hillsborough era um dos poucos estádios ingleses que poderiam receber um jogo daquela proporção. Mas era muito utilizado em jogos decisivos, e também era antecedente de um ocorrido que houve em 1981, em uma partida entre Tottenham vs Wolverhampton, em que teve 38 feridos. Mesmo assim, era o estádio para o jogo daquela tarde.
Os problemas começaram muito antes do jogo começar. O policiamento resolveu dividir o estádio para receber as duas torcidas, como era de costume. Porém o erro cometido, foi colocarem a menor torcida a do Nottingham Forest, em um setor maior, do que destinado ao Liverpool, que tinha bem mais torcedores.
A situação foi ficando pior, quando noticiava congestionamentos e torcedores sem ingressos causando tumultos nas entradas.

 Aproximadamente 5.000 torcedores, que estavam do lado de fora, tentavam passar nas catracas, com o estádio já tomado. A polícia temendo um acidente na parte exterior, permitiu a abertura de alguns portões, que no caso eram saídas(não possuíam catracas) que foi crucial para a superlotação. O resultado que com o fluxo de milhares de torcedores, eram visíveis o número de torcedores pressionados contra grades. Outros pulavam os alambrados, temendo a morte por esmagamento.
Essas imagens eram ofuscadas pelas jogadas de ataque do Liverpool, que naquela altura, já teria acertado o travessão. Mas aos 6 minutos, do tempo inicial, a polícia temendo ainda mais o pior, comunicou o árbitro Ray Lewis que pararia o jogo.





Aumentava-se o número de torcedores que invadiam o gramado, ambulância já era chamada. E com o passar das horas se notificava "A Trágedia de Hillsborough" estava confirmada com 766 feridos e 96 mortos, por pisoteamento, todos torcedores do Liverpool.

O Polêmico Relatório Taylor

Um anos após a tragédia, o governo britânico publico um relatório oficial, conhecido por Relatório Taylor, desenvolvido pelo Lorde Taylor de Gosforth. O relatório pregava, algo que mudou o futebol inglês, todos os estádios teriam que ter assentos numerados de acordo com o bilhete de cada de torcedor e uma séria de itens como a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, e o fim de alambrados. 
Por fim, quase todos estádios do Reino Unido, se adequaram ao relatório. 
Mas a controvérsia do polêmico relatório, foi que a polícia, a provavelmente culpada pela tragédia, ficou ilesa de acusações. A punição foi aos torcedores do Liverpool. E essas acusações teriam grande influência de um grande nome da época, a Dama de Ferro, a primeira ministra britânica Margaret Thatcher. 

3 semanas após a tragédia, no dia 7 de maio, a partida foi reiniciada. Desta vez o jogo foi realizado no Old Trafford e vencida pelo Liverpool, por 3-1. 

O acontecimento fez com que a UEFA banissem os clubes ingleses das competições continentais. E o Liverpool, já era banido, devido a Tragédia de Heysel, na final da Copa dos Campeões da Europa de 1985. 

25 anos se passaram, o futebol inglês mudou. Mas até hoje inúmeras homenagens são feitas. E sede de justiça de parentes dos 96 mortos, segue firme, junto com a dor a saudade. 



Abaixo, um vídeo que mostra o quanto aquele 15 de abril, foi marcado por luto:




Nenhum comentário:

Postar um comentário