Paulistano, protestante, palmeirense fanático, apaixonado por esporte e história. Vem comigo.

terça-feira, 16 de julho de 2013

O HISTÓRICO ENTRE ATLÉTICO/MG VS OLIMPIA, PEQUENO, PORÉM JÁ DECISIVO...

Quando a Libertadores começou, vários times eram considerados candidatos ao título. Inclusive Atlético/Mg e Olimpia. O clube paraguaio, atravessa uma fase financeiramente muito complicada, mas a sua camisa e sua história na competição, aliado ao "coperismo" do treinador Éver Almeida, e com muita raça, chegaram na final. O Atlético/Mg, se tornou um time muito qualificado em 2012, chegou com algumas dúvidas se isso seria colocado na competição sul-americana, mas colocou, o time fez a melhor campanha na fase de grupos, e com várias doses de muito drama, também chegou a final.
Olimpia volta a jogar uma final de Libertadores, após 11 anos. E o Atlético/Mg disputará sua 1ª final.
Mas as duas equipes, já se enfrentaram na maior competição do continente. Tudo começou na Libertadores de 1972, pela frase de grupos(além das duas equipes, São Paulo e Cerro Porteño, completavam a chave). No jogo do Mineirão, o placar não saiu do zero. E em Assunción, o jogo foi pegado, tanto é que o galo mineiro terminou a partida com apenas 6 jogadores em campo, o cotejo terminaria empatado, em 2-2. Ao final, nenhum dos times se classificou para a próxima fase.
Nove anos depois, em 1981, Atlético/Mg e Olimpia voltaria a medir forças novamente na mesma chave(juntamente com o Flamengo e Cerro Porteño). Na partida em Assunción, empate em 0-0. Jogando no Mineirão, o Atlético/Mg venceu por 1-0. O Olimpia seria eliminado ainda na 1ª fase. O Atlético/Mg jogaria uma partida desempate contra o Flamengo, no Serra Dourada, na qual terminou em uma batalha campal.
Mas as duas equipes já decidiram uma competição sul-americana, e no caso, era a 1ª edição da extinta Copa Conmebol, criada e 1992, sendo usada como exemplo da Copa da Uefa.
A conquista foi o 1º título internacional do Atlético/Mg, que era treinado por Procópio Cardoso e liderado pelo grande goleiro João Leite que enfrentavam nos dias 16 e 23
de setembro, o tradicional Olimpia, que vinha de um recente histórico de decisões continentais, treinado pelo argentino Roberto Perfumo e que tinha o experiente goleiro e também argentino, Goycoechea, que havia feito história na Copa do Mundo de 1990.
No 1º jogo, no Mineirão, vitória do Atlético/Mg, debaixo de uma forte chuva e com 2 gols do meia Negrini, ambos de raro oportunismo. No jogo da volta, a partida foi disputada no acanhado estádio Manuel Ferreira, com intenção de alçapão para os paraguaios, porém, não foi suficiente. O Olimpia só marcou já nos acréscimos do 2º tempo, com o atacante Caballero, em um gol sem ângulo. Mesmo sendo derrotado por 1-0, o Atlético/Mg se sagrou o 1º campeão da Copa Conmebol.
A partir de amanhã, o quarto capítulo desse confronto e mais importante, começa a ser escrito. Não sabemos ainda o final, mas temos a certeza que será digno da história das duas equipes.

Abaixo, um vídeo com imagens e relatos de algumas partidas do Atlético/Mg na conquista da Copa Conmebol 1992:


Nenhum comentário:

Postar um comentário