Paulistano, protestante, palmeirense fanático, apaixonado por esporte e história. Vem comigo.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A 1ª VEZ, A GENTE NUNCA ESQUECE...

Caros leitores e leitoras. Com certeza vocês já devem ter ouvido essa frase: "A 1ª vez, a gente nunca esquece...". Há quem se mantenha controversa à ela, mas quem se esquece do 1º dia na escola, do 1º beijo, da 1ª transa, do 1º grande amor, da 1ª vez em que dirigiu um carro, e da 1ª vez que você viu o seu time campeão. No meu caso, recordo de todas, e a maioria delas, aconteceu no meu período de infância. A mais marcante, a de gritar pela 1ª vez: É CAMPEÃO!!!
Toda história se inicia, em 1992. Como já postei aqui, ano que começei a ver futebol. Ainda não torcia para um time, estava em uma idade em que ver Jaspion, Jiraiya, era muito mais interessante. Mas em uma tarde de domingo, na casa do meu avô, parei para ver um Palmeiras vs Corinthians(por causa dos meus tios), a narração do Silvio Luiz me deixava ainda mais ligado, até que surge uma falta, próxima da área corintiana. Um sujeito com a camisa 9, se aproximava para cobrar e com extrema perfeição guardava nas redes. O narrador gritava o nome dele: Evair, o craque da camisa, número 9! Eu via a imagem de felicidade dos meus tios, daquele "tal" de Evair. E disse, a partir de hoje(8 de novembro de 1992), serei torcedor do Palmeiras, eles tem o Evair.

Mesmo sem saber que o Palmeiras, não era campeão há 16 anos(algo que não me incomodava, pois não tinha noção de tudo isso) tanto é que não fiquei triste, vendo o time perder a final do Paulista de 1992.
Considero o ano de 1993, como o meu 1º de torcedor verdadeiro do Palmeiras. Acompanhei jogos, não via somente Evair, e sim outro talento nato, por nome de Edmundo. Vibrava mais com o time, discutia com os garotos da rua e da escola, eles ainda apelavam, por eu torcer para o time que não era campeão há muito tempo.
Até o dia 12 de junho, o dia dos namorados para grande maioria, foi o dia em que me apaixonei inteiramente por um outro amor, o do meu time do coração.
Era uma tarde bem fria de sábado, o adversário, novamente era o Corinthians, o mesmo de 7 meses atrás. Viola, autor do único gol, da 1ª final, era o meu ódio e medo daquela decisão.
Assisti o jogo, sentando no sofá de casa, aonde vi o Zinho abrir o placar. Evair, marcar o 2º, Edílson, o 3º. E mesmo sem entender tanto do regulamento, a inesperada prorrogação. Até um pênalti marcado pelo polêmico árbitro José Aparecido. Cena marcada por ver Ezequiel expulso, deixando o gramado esbravejante. A cena que antecedia, o momento épico do jogo. Novamente era ele, Evair, o homem que fez torcer para um time, que me fez ver futebol como os outros assistiam. Ele cobrou com a categoria que sempre o acompanhou em toda sua carreira. Gol!!! Na mesma narração de Silvio Luiz.

Como gritei, como vibrei. Aguardei por mais alguns minutos e sai pra rua. Era um momento mágico, pela 1ª vez, eu via o meu time ser campeão, não teria mais a chacota dos garotos, e se iniciou ali um grande amor, que é mantido, e que será preservado para sempre. E foi tudo por sua causa, Evair.
Desse dia, vão se fazer 20 anos. E como vou me esquecer? Durante esses 20 anos, encontrei e provei vários amores, alguns que ainda vivem comigo, dias inesquecíveis, noites marcantes. Mas poucos, chegam perto do 12 junho de 1993. Obrigado Evair! Obrigado Palmeiras!


Em pé: Mazinho, Roberto Carlos. César Sampaio, Tonhão, Sérgio e Antônio Carlos.
Agachados: Edmundo, Daniel, Evair, Edílson e Zinho.

Abaixo um vídeo, com os lances desse glorioso e inesquecível jogo do título. Assista, e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário