Paulistano, protestante, palmeirense fanático, apaixonado por esporte e história. Vem comigo.

terça-feira, 18 de junho de 2013

SPURS - GREGG POPOVICH E TIM DUNCAN, UMA HISTÓRIA DE AMOR

A temporada da Nba 2012/2013 pode terminar hoje, com Popovich e Tim Duncan conquistando juntos, o 5 º anel. E tudo se iniciaria há 17 anos com Gregg Popovich assumindo o comando da equipe, no ano de 1996. Retornando ao time, pois havia sido assistente técnico do Larry Brown entre 1988-1992. O treinador tinha ambições, e elas foram se tornando reais, com a chegada de Tim Duncan, draftado em 1997, ano em que foi eleito o melhor jogador universitário. Ambos formariam uma longa era de seguidos sucessos e grandes recordes.
Não demoraria muito para que Popovich e Tim Duncan conquistassem o 1º anel. Juntamente com David Robinson, Duncan formou a famosa dupla "Torres Gêmeas", arrasando na temporada 1998/1999, varrendo os Lakers, os Blazers nos playoffs e derrotando os Knicks nas finais. Duncan seria o Mvp das finais e iniciava uma era vitoriosa na franquia do Texas.
Após 3 anos, de total sucesso dos Lakers de Phil Jackson, Kobe Bryant e Shaquille O'Neal. O San Antonio voltaria a fazer uma excelente temporada. Em 2002/2003, novamente Tim Duncan seria o destaque nos playoffs, sendo novamente Mvp das finais, derrotando o New Jersey Nets, temporada essa que já se contava com Tony Parker e Manu Ginóbili.
Em 2004/2005, os Spurs enfrentaria o atual campeão Detroit Pistons, nas finais. Uma série espetacular, que só seria decidida no sétimo jogo. Novamente com Tim Duncan, sendo decisivo, e sendo pela 3ª vez Mvp das finais. Posto somente conseguido pelas lendas Michael Jordan, Magic Johnson e Shaquille O'Neal.
O feito já era espetacular, e tornaria ainda mais na temporada 2006/2007. Se classificando na 3ª colocação da Conferência Oeste, na temporada regular. Os Spurs enfrentaria nos playoffs: Denver Nuggets, Phoenix Suns, e Utah Jazz, sem precisar forçar um jogo 7. Nas finais, enfrentariam o Cleveland Cavaliers, do promissor LeBron James, páreo fácil. Varrida clássica, com Tony Parker se tornando o Mvp das finais, e o 1º europeu a conquistar esse prêmio.
Após 6 anos, de uma série de fracassos. A atual temporada dos Spurs, foi fantástica. Com Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginóbili jogando com uma frieza e uma qualidade merecida de chegar nas finais. Finais, contra o Miami Heat, de um antigo conhecido, LeBron James.
Nas próximas horas, poderemos ver os Spurs escreverem outro capítulo dessa história. A história que também é de Tim Duncan e Gregg Popovich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário