Paulistano, protestante, palmeirense fanático, apaixonado por esporte e história. Vem comigo.

terça-feira, 8 de abril de 2014

UMA HISTÓRIA MUDADA EM 3 MINUTOS.

O ano era 1999, precisamente o dia 26 de maio, uma quarta-feira na cidade de Barcelona, que receberia aquele dia a grande final da Liga dos Campeões, da temporada 1998/1999.
De um lado o Bayern de Munique do treinador Ottmar Hitzfeld, do experiente Matthäus, Kahn, Basler e Jancker. De um outro lado o Manchester United, do lendário Alex Fergunson, David Beckham, Giggs e do goleirão Schmeichel. Dois times poderosos, que já haviam se enfrentado naquela competição, pela fase de grupos. Empate de 2-2, em Munique. E 1-1, em Manchester.
Eu era um garoto, na época, que desde então gostava muito de futebol. Assistia aquela decisão, pela Tv Cultura. Naquele mesmo dia, só que a noite, o Palmeiras enfrentaria o River Plate, no jogo de volta, pela Libertadores da América. Além do motivo de querer ver aquele jogaço, naquela tarde. Eu queria saber, quem seria o possível(e de fato foi) adversário do Palmeiras, na final do Mundial de Clubes, no final daquele ano.
Havia uma grande festa antes da bola rolar no Camp Nou, com a presença da gloriosa voz da Montserrat Caballé. E quando a bola rolou, Basler cobrando falta no canto esquerdo do goleiro Schmeichel abriu o placar.
A torcida bávara incendiava o Camp Nou. O time alemão ainda teria mais duas chances para ampliar e matar o jogo, mas parariam na trave. Vendo a cena de situação do jogo, brilha a estrela de Alex Fergunson, que colocaria os atacantes Sheringham e Solskjaer, antes que o árbitro Pierluigi Collina determina-se os 3 minutos de acréscimo ao final da partida.
Apenas 3 minutos afastavam, o título do Bayern de Munique e de sua torcida que cantava de forma vibrante no Camp Nou. Até aquele escanteio cobrado por Beckham, aos 46 do 2º tempo, que levaria Schmeichel para área. Ele teria uma leve participação, em um lance em que Sheringham empataria o jogo. Incrédulos, os jogadores e torcedores do Bayern, ainda veriam Beckham cobrar outro escanteio, que contaria com um desvio e terminaria nos pés de Solskjaer que mandaria paras as redes.

Eu vendo o jogo, fiquei sem crer no que via. Não era possível, um time perder um título em 3 minutos. Me coloquei no lugar daqueles torcedores alemães que choravam copiosamente, também sem acreditar no que viam.

O Manchester United se sagrou campeão. A maior virada que vi na minha vida, de um time sobre outro.
Depois de algumas horas, quando contava para o meu irmão a história do jogo, percebi que contava um capítulo que sempre seria lembrado por quem viu aquele jogo histórico.



Após esse jogo. Manchester United e Bayern de Munique voltaram a se enfrentar mais sete vezes pela Champions League.
Nas quartas-de- finais da temporada de 2000/2001. Aonde os bávaros eliminaram o Manchester, com duas vitórias(0-1, 2-1).
Na fase de grupos da edição 2001/2002. Aonde houveram dois empates(1-1, 0-0).
Novamente pela quartas-de-finais, desta vez na edição 2009/2010. E novamente com o Bayern de Munique passando, com uma vitória na Allianz Arena(2-1), e uma derrota no Old Trafford(3-2).
E na última semana, quando ambos empataram em 1-1, em jogo realizado no Old Trafford.

Amanhã será o jogo decisivo na Allianz Arena. E tudo é possível nesse confronto, que já foi decidido um grande título, em apenas três minutos.

Abaixo um vídeo, aonde mostra um trecho do que foi esse jogo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário