Paulistano, protestante, palmeirense fanático, apaixonado por esporte e história. Vem comigo.

domingo, 20 de outubro de 2013

UM TREINADOR E UM DRAMA...

Copa do Mundo de 2002, era o 1º mundial na Ásia, e o meu 3º mundial. Um adolescente que sempre amou futebol, principalmente esse torneio para o planeta. 
Como sempre faço, meses antes de uma Copa do Mundo, me enfio em pesquisas, compro revistas-guias, e assisto tudo que é relacionado. E confesso que ainda em 2001, me fascinei vendo um país se classificando para o Mundial do ano seguinte. Um futebol rápido, vistoso e que sempre fazia você torcer a favor. A seleção na qual, era Senegal, treinada pelo francês Bruno Metsu. 
Curiosamente e especialmente, a estréia de Senegal seria contra a atual campeã mundial na época, a França, país de origem do treinador da seleção africana.
Naquela manhã, do dia 31 de maio, eu acordava para ver aquele jogo. A França sem seu principal jogador, Zinedine Zidane, sofreria contra aquele rápido time de Senegal, que venceria o jogo, com um gol de Bouba Diop. Confirmava uma das maiores zebras da história das Copas, e mostraria ao planeta, que aquele time poderia ir longe. Nos outros 2 jogos da chave, Senegal empataria contra Dinamarca(1-1) e Uruguai(3-3). Se classificaria para as oitavas de final, como 2ª colocada, e eliminaria a Suécia, na prorrogação, em um jogo dramático. 
Senegal chegaria as quartas-de finais, repetiria um feito conquistado somente por uma seleção africana, Camarões, na Copa do Mundo de 1990. Em um jogo difícil contra a Turquia, o time sofreria um gol nos minutos finais, e acabaria sendo eliminado. Confesso, que na hora fiquei muito triste. Senegal, perdeu a chance de fazer história e enfrentar o Brasil, nas semi-finais. 
Se encerrava ali, o único momento de deslumbramento de Bruno Metsu. Todos pensavam que o seu trabalho seria mais procurado, e seria visto em grandes equipes e seleções, foi totalmente contrariado.
O treinador foi para o mundo árabe, dirigindo equipes e seleções. Em julho do ano passado, Al Wasl demitiria o polêmico Diego Maradona, e o contrataria para substitui-lo. Porém a descoberta de um câncer no cólon, e com a doença se espalhando pelos pulmões e fígado. 
Apesar do tratamento, Bruno Metsu não resistiu. Na última terça-feira, acabou falecendo. Encerrando sua história, mas seguirá sempre lembrado por aquela seleção de Senegal.

Meus sinceros sentimentos.  

Abaixo, um vídeo do gol da  vitória de Senegal sobre a França, na estréia do Mundial de 2002. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário